-
Arquitetos: Katsutoshi Sasaki + Associates
- Área: 146 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Jw-CAD, LIXIL , Mitsubishi, Odelic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma casa pode incorporar o ambiente adjascente? Embora o terreno seja cercado por fazendas, as casas ao redor do local são separadas por muros e cercas, como nas áreas urbanas. Neste projeto, usei uma grande cobertura para criar uma conexão suave entre o ambiente envolvente e os espaços interiores com as suas atividades diárias.
A planta é baseada nas dimensões derivadas da verificação das atividades diárias e é composta por espaços de 2,3 metros de largura dispostos em forma de cruz. Ao redor dos cômodos existem quatro beirais como jardins. Uma sala de jantar e um espaço com sofá intervêm em um deles. Cada quarto recebe luz e ventilação dos dois jardins adjacentes.
O generoso espaço sob o beiral permite que as atividades em família ocorram independentemente de ser um dia muito quente ou um dia chuvoso. Cada espaço aberto tem um propósito diferente como sala de estar ao ar livre, acesso à entrada, jardim ou varal para roupas.
Os beirais de uma casa japonesa costumam situar-se na borda do volume com a medida aproximada de um metro, mas neste projeto o desenho é invertido, os beirais ganham relevância e o interior torna-se estreito e profundo. Ao reinterpretar a relação entre o interior e os beirais, pretende-se que o espaço habitacional estenda-se ao exterior, incluindo campos agrícolas. A casa se destaca em meio ao seu entorno, conectando-se com o meio ambiente e respondendo ao estilo de vida de seus habitantes.